Imagine a cena, uma estrada rural margeada por montanhas de lixo. Esta é a Estrada Jaguaruna na cidade de Sarandi.
A população se acostumou ao longo de décadas a depositar lixo, todo tipo de lixo, nas laterais da estrada.
A prefeitura não conseguia dar um fim neste hábito tão perverso para o meio ambiente, então amenizava a situação. As máquinas retiravam o lixo orgânico e os volumosos e juntavam o restante em montes.
Nesta semana a Secretaria de Meio Ambiente começou a limpar a estrada. Só de um monte de lixo foram 16 caminhões, cada um com capacidade para 20 toneladas. A prefeitura está pagando R$ 201 mil para uma empresa que vai dar um destino a este material todo.
O secretário de Meio Ambiente Flávio Aparecido da Silva calcula que serão retiradas ao todo mil toneladas de resíduos. [ouça o áudio acima]
Depois que a estrada estiver limpa a prefeitura vai asfaltar a via e espera que nenhum lixo volte a ser jogado no local. Para isso, as equipes do Meio Ambiente e da Guarda Municipal vão monitorar a área com drones. [ouça o áudio acima]
A Prefeitura de Sarandi tem um ecoponto para receber volumosos, que fica na Rua José Galindo Garcia, 805. Para o entulho da construção civil é preciso contratar um serviço de caçamba.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550