Em março, o valor da taxa de lixo foi reduzido em 38% depois de reclamações da população e protestos dos moradores em frente à Câmara Municipal. o valor que era de R$ 3,15 por m² foi atualizado para R$ 1,95 por m². Porém, como alguns contribuintes já haviam feito o pagamento antes da redução ser aprovada, o dinheiro pago com o antigo valor precisa ser devolvido e as novas guias emitidas.
O pedido de restituição pode ser feito online presencialmente, na Secretaria de Fazenda. É necessário levar RG, CPF ou CNPJ, um documento que comprove o vínculo com o imóvel, comprovante de pagamento da antiga taxa e dados da conta bancária (corrente ou poupança). O dinheiro será depositado em até cinco dias. Caso não haja requerimento da restituição do valor, o mesmo não será abatido na nova taxa, sendo necessário o pagamento integral do novo carnê.
Quem não recebeu o carnê atualizado pelos correios precisa fazer a retirada no site da prefeitura ou na Secretaria. Os novos carnês foram emitidos em junho. Os contribuintes que ainda não efetuaram o pagamento da nova tarifa estão sujeitos a cobrança de juros proporcionais e caso o pagamento não seja regularizado ainda em 2023, os débitos podem se tornar dívida ativa no próximo ano.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550