SAS procura espaço para instalar abrigo provisório de inverno
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Maringá

SAS procura espaço para instalar abrigo provisório de inverno

Cidade por Luciana Peña em 20/05/2023 - 09:03

A Secretaria de Assistência Social de Maringá (SAS) tem 110 vagas em entidades assistenciais para abrigar moradores de rua. O número de vagas está sendo ampliado porque a procura aumenta nas noites mais frias do inverno. A ideia é instalar um abrigo provisório com 30 vagas.  O difícil é encontrar um espaço para o abrigo.

A Secretaria de Assistência Social de Maringá (SAS) tem convênio com o Albergue Santa Luiza de Marillac e com a Comunidade Católica Coração Eucarístico de Jesus.

As duas entidades, com recursos do Município, oferecem 110 vagas para moradores de ruas ou pessoas de passagem por Maringá e que não têm onde passar a noite.

No inverno, como aumenta a procura por vagas, serão abertas mais 65 vagas nestas entidades.

E a SAS também quer instalar um abrigo provisório de inverno, a exemplo do que funcionou na Vila Olímpica em 2021, com outras 30 vagas.

O problema está sendo o local.

A ideia era utilizar uma estrutura pública no Conjunto Champagnat.

Mas os moradores se mobilizaram e pediram para que o local não fosse transformado em abrigo provisório porque havia uma promessa da administração de construir ali um centro esportivo.

Até a Arquidiocese de Maringá se manifestou em apoio aos moradores.

O Arcebispo Dom Severino Clasen se reuniu com o prefeito Ulisses Maia para tratar do projeto do abrigo provisório de inverno.

Em nota, a arquidiocese informou que: “(...) compreendendo também as preocupações e desconforto das comunidades diante deste projeto, cogitou-se alternativas para que esse acolhimento se desse sem o desgaste e a indisposição dos moradores circunvizinhos.”

A arquidiocese se comprometeu em ajudar a procurar um novo espaço.

A secretária de Assistência Social, Sandra Jacovós, disse que ainda não há um novo espaço definido. [ouça o áudio]

A população cobra da Prefeitura uma ação em relação aos moradores de rua. E se comove com as cenas de moradores de rua debaixo de marquises se protegendo do frio, no inverno. Mas há sempre resistência à instalação de abrigos, diz a secretária. [ouça o áudio]

Todo ano, as equipes da SAS saem às ruas na Operação Inverno quando as temperaturas ficam abaixo de 10 graus. Os moradores de rua são aconselhados a se abrigar. Há também uma procura espontânea nas entidades que atendem esta população.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade