

CBN Rural
“Saturação de rede”: concessionárias dificultam expansão da energia solar
CBN Rural por Rogério Recco em 06/03/2025 - 16:05A evolução da energia solar no Brasil tem mostrado um crescimento acelerado nos últimos anos, mas ainda enfrenta vários obstáculos que limitam o seu potencial.
E esse é um assunto que interessa muito aos produtores rurais, que demandam energia para atividades como criações de frangos, entre outras atividades, e veem também na geração de energia solar uma alternativa de renda para comercializar o excedente.
O CBN Rural conversou nesta quinta-feira com o diretor geral da Fox ESS, Robson Meira, sediada em São Paulo.
Apesar de o país possuir uma das maiores taxas de irradiação solar do mundo, existem entraves econômicos, regulatórios e de infraestrutura que dificultam a expansão dessa fonte de energia renovável. Desde 2012, pra se ter ideia, o setor já gerou mais de 1 milhão e 600 mil empregos, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.
Os números impressionam. Nesses 13 anos, o setor trouxe ao Brasil cerca de R$ 245 bilhões em novos investimentos, motivados principalmente pelo segmento de geração distribuída, que é aquela que as pessoas instalam em suas casas ou em áreas rurais.
Mas, em vários estados, projetos fotovoltaicos estão sendo suspensos por tempo indeterminado, sob a alegação de “saturação da rede”. Isso porque algumas concessionárias de energia no País alegam problemas como a inversão de fluxo de potência. Isto significa que milhares de consumidores estão sendo impedidos de aderirem à geração própria de energia solar.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade