“Saturação de rede”: concessionárias dificultam expansão da energia solar
CBN Rural

CBN Rural

“Saturação de rede”: concessionárias dificultam expansão da energia solar

CBN Rural por Rogério Recco em 06/03/2025 - 16:05

A evolução da energia solar no Brasil tem mostrado um crescimento acelerado nos últimos anos, mas ainda enfrenta vários obstáculos que limitam o seu potencial.

E esse é um assunto que interessa muito aos produtores rurais, que demandam energia para atividades como criações de frangos, entre outras atividades, e veem também na geração de energia solar uma alternativa de renda para comercializar o excedente.

O CBN Rural conversou nesta quinta-feira com o diretor geral da Fox ESS, Robson Meira, sediada em São Paulo.

Apesar de o país possuir uma das maiores taxas de irradiação solar do mundo, existem entraves econômicos, regulatórios e de infraestrutura que dificultam a expansão dessa fonte de energia renovável. Desde 2012, pra se ter ideia, o setor já gerou mais de 1 milhão e 600 mil empregos, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.

Os números impressionam. Nesses 13 anos, o setor trouxe ao Brasil cerca de R$ 245 bilhões em novos investimentos, motivados principalmente pelo segmento de geração distribuída, que é aquela que as pessoas instalam em suas casas ou em áreas rurais.

Mas, em vários estados, projetos fotovoltaicos estão sendo suspensos por tempo indeterminado, sob a alegação de “saturação da rede”. Isso porque algumas concessionárias de energia no País alegam problemas como a inversão de fluxo de potência. Isto significa que milhares de consumidores estão sendo impedidos de aderirem à geração própria de energia solar.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade