Os pacientes com sintomas respiratórios atendidos no Hospital Municipal de Maringá ou nas UPAs Zona Sul e Zona Norte, que também estão com atendimento exclusivo para Covid-19, têm agora mais testes disponíveis para confirmar a infecção pelo coronavírus.
Além dos testes realizados pelo Laboratório Central do Estado, a Secretaria de Saúde comprou três mil testes PCR e outros três mil antígenos de um laboratório particular da cidade.
Enquanto o resultado dos testes enviados ao Lacen demora até dez dias, o PCR em laboratório privado tem resultado em 24 horas; e o antígeno, fica pronto em apenas 40 minutos. Mas é o médico que vai avaliar se o teste será realizado ou não no paciente atendido.
O secretário de Saúde Marcelo Puzzi diz que estes testes representam apenas a primeira compra e que mais exames podem ser adquiridos de acordo com a demanda. [ouça o áudio acima]
O paciente com sintomas leves e resultado positivo, vai para casa e entra em isolamento. E a partir daí recebe orientações do Grupo de Acompanhamento da Secretaria de Saúde, que é uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, psicólogos e outros. Se ele piorar, deve retornar imediatamente à unidade de saúde. A cada dois ou três dias, a equipe entra em contato. Com o aumento de testes, o número de casos confirmados tende a aumentar também.
Imagem Ilustrativa | Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estadual de Notícias
Testagem
Secretaria de Saúde de Maringá comprou seis mil testes entre PCR e antígeno
Cidade por Luciana Peña em 24/03/2021 - 11:52Os testes começaram a ser realizados num laboratório particular da cidade nessa terça-feira (23). A Secretaria diz que vai comprar mais testes assim que for necessário.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade