Seminário de Justiça Restaurativa debate Comunicação Não Violenta
Foto: Reprodução

Maringá da Paz

Seminário de Justiça Restaurativa debate Comunicação Não Violenta

Cidade por Luciana Peña em 17/11/2021 - 11:36

Esse é um dos temas do evento realizado de forma online nesta quarta-feira (17) e na sexta-feira (19), promovido pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Programa Maringá da Paz.

A Justiça Restaurativa é uma política pública em Maringá. O objetivo é a mediação de conflitos antes que cheguem à justiça criminal.

É possível? É, e um dos caminhos é a comunicação não violenta. Este foi o tema da primeira palestra online do 4º Seminário “Justiça Restaurativa”, que segue na sexta-feira (18).

A palestrante desta quarta-feira (17), Carolina Nalon é mediadora de conflitos, especialista em Comunicação Não Violenta e Fundadora do Instituto Tiê de São Paulo.

Carolina falou sobre a importância da empatia, da capacidade de escutar e de se fazer escutar pelo outro e da autenticidade.

Na escola, disse ela, as crianças aprendem sobre guerras, mas nada sobre os mecanismos de promover a paz.

O excesso de opiniões, facilitado pela tecnologia, aumenta o potencial de conflitos. É a polarização.

Mas para enfrentar os problemas atuais é preciso que a humanidade se una e não se divida. [ouça o áudio acima]

O seminário é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Programa Maringá da Paz, com apoio da Propaz da Universidade Estadual de Maringá e Núcleo Regional de Ensino.

Na sexta-feira (19), a partir das 14h, a palestra será com Mayara Carvalho que falará sobre “Justiça Restaurativa na prática”.

A palestra poderá ser acompanhada pelo canal Maringá da Paz no Youtube.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade