Maringá tem 5.400 vagas de estacionamento destinadas ao Estar, o Estacionamento Rotativo. Os agentes fiscalizam a permanência dos veículos nas vagas e aplicam multa caso o tempo permitido seja excedido.
A funcionalidade do serviço é bastante questionada, já que o motorista precisa ir até os guichês para realizar o pagamento.
Há anos é cogitada a instalação dos parquímetros, mas nunca foi colocada em prática. O projeto é inclusive considerado ultrapassado.
Nessa terça-feira (17), a Secretaria de Mobilidade Urbana publicou uma licitação no Portal da Transparência para contratação de um sistema de informatização do Estar.
A prefeitura pretende pagar até R$ 2.806.365,60 para uma empresa que forneça solução informatizada para gestão, controle, venda e fiscalização do estacionamento rotativo pago.
Com o novo sistema, o motorista faria todo o processo por um aplicativo, ou em totens de autoatendimento que serão instalados em lojas do centro. O secretário, Gilberto Purpur, explica as mudanças. [ouça o áudio acima]
A abertura dos envelopes será dia 21 de junho.