As famílias de Cianorte, que desejam receber, por algum tempo, crianças e adolescentes, terão esta oportunidade. O programa Família Acolhedora, que foi implantado no município em 2018, conta com 15 famílias cadastradas. Porém, existem vagas para serem preenchidas. Nos dias 15 e 22 de setembro, os interessados poderão participar de uma capacitação. De acordo com a coordenadora de proteção social especial de Cianorte, Karina Aparecida Feliciano Pessoa, são encontros para esclarecer o que é ser uma família acolhedora. [ouça o áudio acima]
É importante esclarecer que, ao participar das capacitações, a família pode decidir se continua ou não a fazer parte do programa. O serviço que é oferecido quer que, crianças e adolescentes, afastados das famílias de origem por medida protetiva aguardem a reintegração em um novo ambiente familiar. Isso evita que sejam enviados a abrigos sem a possibilidade de criar novos vínculos, como explica Karina Aparecida Feliciano. [ouça o áudio acima]
O Acolhimento Familiar tem preferência no Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA]. No Brasil, apenas 5% das crianças e adolescentes são beneficiadas pelo Programa. Os demais são atendidos por instituições. Em Cianorte, o índice é de 7%.
A Secretaria Municipal de Assistência Social fará dois encontros para capacitação, sendo o primeiro no dia 15 e o segundo no 22, ambos às 18h30, na sede do Serviço de Acolhimento Familiar, localizada na Avenida Doutor José Roberto Furquim de Castro, 143, no centro de Cianorte.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3619-6373, WhatsApp: (44) 99164-3086 ou e-mail: acolhimento.smas@cianorte.pr.gov.br.