Quem ainda precisa ir ao cemitério Municipal de Maringá para fazer algum tipo de serviço em túmulos, precisa correr. O decreto publicado pela prefeitura estabelece que serão permitidos, até essa segunda-feira (31), a limpeza, polimento, colocação de placas e fotos, inscrições e vasos, além de tampões de granito ou mármore. As intervenções nas sepulturas poderão ser feitas novamente a partir do dia 3 de novembro. A limpeza por terceiros só será permitida a partir do dia 10.
Nos dias 1º e 2 de novembro, não poderão entrar no cemitério veículos particulares. Para idosos, pessoas com deficiência (Pcd), quem tem dificuldades de locomoção, serão disponibilizados micro-ônibus e vans que vão percorrer o local.
A Arquidiocese de Maringá informou que, no Dia de Finados (quarta-feira, 02 de novembro), serão celebradas oito Missas no Cemitério Municipal de Maringá: às 09h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h e 17h.
Já no Cemitério Parque de Maringá serão duas celebrações: às 9h e 16h.
Para os vendedores ambulantes, será permitida a venda apenas nos dias 1º e 2 de novembro em locais determinados pela equipe de fiscalização da prefeitura.
São eles:
- Calçada da Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, ao lado do Cemitério Municipal;
- Calçada da Praça de Todos os Santos;
- Na Rua Mem de Sá, em toda extensão, respeitando o limite de 20 metros entre os portões da Câmara de Velórios e o portão de nº 3, para facilitar o acesso de pedestres;
- Na Rua Dr. Saulo Porto Virmond, respeitando o limite de 20 metros no portão nº 4, para facilitar o acesso de pedestres.
No cemitério municipal são esperadas mais de 120 mil pessoas no feriado. No cemitério Parque, até o dia 2 de novembro, a organização espera receber 50 mil visitantes.