Setembro Amarelo: entenda a relação entre consumo digital excessivo e o suicídio
CBN Saúde por Brenda Caramaschi em 30/09/2024 - 11:10
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2000 a 2019, o suicídio foi a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo.
Durante todo o mês de setembro, profissionais de saúde intensificam as ações voltadas para a saúde mental e a conscientização relacionada à importância da preservação da vida. É a campanha Setembro Amarelo.
O papel da internet na saúde mental de jovens universitários e sua relação com ideação suicida já se tornou tema de pesquisa acadêmica. Transtornos mentais como depressão e ansiedade têm sido agravados pela dependência da internet e influenciado na ideação suicida. E há ainda aqueles que usam a internet como mecanismo para fugir dos problemas, mas encontram conteúdos que podem agravar sentimentos como a inferioridade e a vulnerabilidade.
A psicóloga Pauliane Negrão fala sobre a importância de estar atento aos sintomas dos transtornos mentais e ao tipo de informação entregue pelos algoritmos das redes sociais e reforça: se o suicído tem passado pela sua cabeça como forma de dar fim à dor que você está sentindo, peça ajuda.
Quem estiver passando por um momento difícil pode encontrar ajuda nos centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e nas unidades básicas de Saúde, ou no Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende pelo telefone 188.
Quer encaminhar uma pergunta ou sugestão para o CBN Saúde? Envie e-mail para jornalismo@cbnmaringa.com.br ou mande mensagem para o WhatsApp da CBN. O número é (44) 3220 4048
Acompanhe CBN Saúde, às segundas-feiras, a partir das 11h10, dentro do CBN Maringá 1ª. Edição