Pouco mais de 10 dias depois, o serviço de coleta seletivo voltou a funcionar em Maringá. Pelo menos desde segunda-feira passada, dia 06, a empresa que atua no serviço municipal colocou os caminhões nas ruas para o recolhimento do material. A reportagem da CBN viu o veículo nesta quinta-feira (09). A Prefeitura de Maringá confirmou.
Até esta quinta-feira não havia sido divulgada a informação do retorno da coleta seletiva por parte do poder público municipal.
A coleta seletiva foi suspensa pelo município no dia 23 de março, no início da crise do coronavírus em Maringá. Segundo informação divulgada à época, as cooperativas de reciclagem estavam com medo de lidar com os materiais.
Ao longo dos dias seguintes, a prefeitura orientou que o maringaense colocasse todo material reciclável ao lado do lixo que a coleta convencional iria levá-lo.
Na semana passada, prefeitura, a empresa que faz a coleta seletiva e as cooperativas se reuniram para conversar. Estratégias foram definidas junto ao Ministério Público do Trabalho. As cooperativas fizeram uma espécie de curso de como deixar o material em quarentena, como se proteger e depois lidar com os materiais coletados.
Na semana passada, o serviço voltou devagar. Um barracão foi disponibilizado pelo município para que os itens reciclados fiquem em quarentena. Somente depois é que as cooperativas poderão manusear os materiais.
No momento, a Prefeitura estuda os horários e os dias das coletas A previsão é a de que o serviço volte ao normal na segunda-feira (13).