O Hospital Municipal de Maringá viveu momentos de tensão no fim de semana passado com a falha no sistema de oxigênio do hospital. Com isso, a prefeitura deu início aos processos para instalação de um segundo tanque no HM, que abastece também a UPA Zona Sul, com prazo para finalização ainda esta semana.
Atualmente, o tanque do HM tem capacidade de 10 mil m³ e o segundo tanque teria também a mesma capacidade. Mas, de acordo com o secretário de Comunicação, Marcos Cordiolli, houve mudanças. Agora, o HM vai ganhar um tanque maior, com capacidade para 22 mil m³ de oxigênio. E o tanque de 10 mil m³ será transferido para a UPA Zona Zona Norte, que antes era abastecida apenas com cilindros de oxigênio, mas agora, como unidade exclusiva para a Covid-19, também está demandando mais oxigênio.
[ouça o áudio acima]
Segundo o secretário, a instalação do novo tanque no HM deve começar ainda nesta quinta-feira (18), com prazo de finalização em até dois dias. Na UPA Zona Norte, como deve haver mais manutenções de terreno e tubulação, para instalação do tanque, o prazo se estende, mas não muito, diz o secretário.
[ouça o áudio acima]
Maringá sinalizou que vai voltar a comprar testes RT-PCR. Segundo o secretário, os processos são burocráticos, mas até a semana que vem, o contrato para a compra de testes deve estar pronto.
[ouça o áudio acima]