

CBN Rural
Tarifaço de Trump castiga o agro brasileiro
CBN Rural por Rogério Recco em 03/04/2025 - 16:50Como já foi amplamente divulgado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no final da tarde de ontem, quarta-feira, tarifas recíprocas para cem países. O Brasil ficou na faixa de 10%, além dos 25% já aplicados sobre aço e alumínio. A China enfrentará uma sobretaxa de 34%, enquanto a União Europeia terá 20%.
E para se ter uma ideia do impacto da tarifa de 10% nas exportações do agronegócio brasileiro para aquele país, os Estados Unidos são o segundo maior destino das exportações agrícolas brasileiras, depois da China.
Segundo o Ministério da Agricultura, o setor enviou cerca de 9 milhões e meio de toneladas para os Estados Unidos em 2024, gerando mais de 12 bilhões de dólares. As exportações agropecuárias subiram de 6% para 7,5%.
O CBN Rural analisou essa situação com a advogada tributarista Dra. Camila Tapias, que é sócia-fundadora do escritório Utumi Advogados, de São Paulo.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade