Tarifaço de Trump castiga o agro brasileiro
CBN Rural

CBN Rural

Tarifaço de Trump castiga o agro brasileiro

CBN Rural por Rogério Recco em 03/04/2025 - 16:50

Como já foi amplamente divulgado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no final da tarde de ontem, quarta-feira, tarifas recíprocas para cem países. O Brasil ficou na faixa de 10%, além dos 25% já aplicados sobre aço e alumínio. A China enfrentará uma sobretaxa de 34%, enquanto a União Europeia terá 20%.

E para se ter uma ideia do impacto da tarifa de 10% nas exportações do agronegócio brasileiro para aquele país, os Estados Unidos são o segundo maior destino das exportações agrícolas brasileiras, depois da China.

Segundo o Ministério da Agricultura, o setor enviou cerca de 9 milhões e meio de toneladas para os Estados Unidos em 2024, gerando mais de 12 bilhões de dólares. As exportações agropecuárias subiram de 6% para 7,5%.

O CBN Rural analisou essa situação com a advogada tributarista Dra. Camila Tapias, que é sócia-fundadora do escritório Utumi Advogados, de São Paulo.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade