O Tribunal de Contas do Paraná avaliou dados disponíveis no Mural de Licitações Municipais que reúne informações de licitações de todas as prefeituras paranaenses.
A análise apontou aumento de gastos nos anos 2012, 2014 e 2018, todos anos eleitorais.
Em 2012 foram licitados mais de um bilhão e meio de reais em obras de asfalto e acessórias, como sinalização, podas de árvores, entre outras. O investimento foi 56% maior do que no ano anterior.
Em 2018, o aumento percentual em comparação com 2017, foi ainda maior: 115%.
O coordenador geral de Fiscalização do Tribunal de Contas do Paraná, Rafael Ayres, explica como é feito o levantamento.[ouça no áudio acima]
O resultado deste levantamento pode ajudar o eleitor a avaliar criticamente as ações dos gestores públicos.[ouça no áudio acima]
O TCE também analisa a qualidade do asfalto depois de pronto. Um estudo que é feito periodicamente com a coleta de amostras e uso de drones.[ouça no áudio acima]
Sobre o levantamento feito pelo Tribunal, a Prefeitura de Maringá licitou com recursos próprios, 13 milhões de reais em obras relacionadas a asfalto, ou atividades acessórias em 2019. Este ano, até agora, foram aproximadamente 15 mi, segundo o TCE. Uma licitação aberta em março para contratar empresa de fresagem para a Secretaria de Serviços Públicos e outra licitação de podas e remoção de árvores, considerada pelo Tribunal como licitação acessória. O TCE também irá analisar as licitações das prefeituras neste período de pandemia, para avaliar se os gastos são realmente necessários.
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