A partir do dia 1º de março os servidores da Prefeitura de Maringá terão que cumprir expediente das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. Meia hora a menos de almoço e meia hora a mais após às 17h.
Com isso, em vez de 35 horas semanais como os servidores vêm fazendo nos últimos 70 anos, a jornada de trabalho será de 40 horas, como prevê a lei.
As cinco horas semanais foram suprimidas por uma questão histórica: no passado faltava iluminação para seguir o expediente até o fim.
E talvez essa rotina permanecesse por mais anos a fio não fosse um técnico desportivo que após ser aprovado em concurso público questionou o expediente que iria cumprir: fazia questão de trabalhar oito horas por dia em vez de sete. Como explica o chefe de Gabinete Domingos Trevizan. [ouça o áudio acima]
A alteração já foi publicada em diário oficial.
Atualizado às 12h05: O Sindcato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar) informou por meio de nota que:
" O Sindicato por diversas vezes se reuniu com o gabinete do prefeito para discutir a situação, fato que segurou até o momento a decisão. O SISMMAR entende que é de fundamental importância que a gestão municipal ouça os servidores. Fato este, inclusive, que levou o sindicato a cobrar a realização de uma consulta, via questionário em cada secretaria, para que os próprios servidores emitam as opiniões sobre a melhor opção de horário. A partir das opiniões emitidas pela categoria, pode ser pensada a flexibilização dos horários, entrada, almoço e saída, a fim de totalizar as 40h semanais. Assim que sair oficialmente a decisão tomaremos providências, estamos buscando com o jurídico da entidade os melhores encaminhamentos a serem tomados."
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550