O número de microempreendedores individuais cresce no país nos últimos meses, durante a pandemia. O crescimento foi de 9,8%. No Paraná praticamente o mesmo índice, 9,96%. No Estado são quase uma empresa aberta a cada 4 minutos. Um bom sinal. É preciso que as pessoas sejam uma opção e não percam as oportunidades. Os dados são da Serasa Experian.
Por mais que os brasileiros não sejam qualificados e os MEIs são em regra a busca de sobrevivência com um empreendimento sem grande complexidade, o interesse em se transformar em uma empresa gera um ambiente de possibilidades que não fica refém do emprego formal, o qual está com seus dias contatos e se pode gerar possibilidades sem depender dos subsídios públicos.
Ser uma empresa é o futuro do trabalho no Brasil. Muitos condenam e acreditam que esta condição aumenta a exploração das pessoas. Acaba com a segurança nas relações de trabalho, fragiliza o ser humano. A fragilidade está no potencial produtivo e a capacidade de negociar o valor do trabalho. Enquanto uma empresa, vamos nos preocupando com a qualificação de nossa atividade e temos a condição de construir uma carreira independente.
Podemos também, enquanto MEIs, ter um poder de negociação maior para um rendimento melhor. Se podemos oferecer um serviço ou produto de qualidade, as oportunidades tendem a aparecer em maior quantidade. Logo, a negociação do ganha fica mais favorável e permite um rendimento melhor.
Ficar atento ao que a atividade se atua exige e ser capaz de inovar dentro deste ambiente é um desafio. A escolha por ser um microempreendedor individual não foi feita de forma planejada para a grande maioria das pessoas. Esta condição veio como única alternativa para garantir a sobrevivência. Pegou muitos de supetão. Por isso, começamos a aprender que tem que se estar pronto para mudar. Caso isso não ocorra, há uma tendência à estagnação. Perdemos a capacidade de ser uma opção e de termos alternativas, escolhas.
Por isso, nunca deixe de ser uma alternativa, uma escolha. Seja sempre uma oportunidade de melhora para quem busca seu produto ou serviço. Temos que ter respostas em um ambiente onde se apresentam inúmeros problemas. Quanto mais apontamos soluções, mais alternativas surgem, o que é um bom sinal.