Os trabalhos da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros começaram ainda na madrugada desta terça-feira (17). Um temporal com ventos fortes chegou à Paranavaí por volta das 00:30 horas. Em alguns pontos da cidade houve queda de granizo.
Por conta da queda de árvores e galhos sobre a fiação, cerca de 5 mil imóveis estão sem energia elétrica. Várias ruas e avenidas estão interditadas e a orientação é para que as pessoas não tentem remover galhos por conta própria para evitar riscos de choque elétrico, diz o secretário de Meio Ambiente, Camargo Neto. [ouça o áudio acima]
De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos 50 árvores caíram, 10 delas sobre casas e 10 residências foram destelhadas. Alguns prédios públicos estão sem energia e internet, e terão os serviços afetados momentaneamente nesta terça-feira, como as UBSs Panorama, Sumaré, Morumbi Rural, José Eloy, Jardim Maringá e Celso Konda; o CAPS AD; e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Várias instituições de ensino também estão sem energia elétrica e sem água, mas as aulas foram mantidas. Caso o abastecimento de água não seja normalizado, as escolas e Cmeis devem entrar em contato com os responsáveis para que busquem as crianças.
As famílias afetadas pelo temporal já começaram a procurar atendimento nos Centros de Referência da Assistência Social e as equipes estão prestando os atendimentos dentro do que é possível, inclusive fazendo os cadastros das situações e necessidades manualmente, já que não há luz nem internet. A extensão total dos danos e o número de pessoas afetadas ainda estão sendo avaliados.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550