Em audiência pública realizada na noite dessa quinta-feira (28) no Fórum Eleitoral de Maringá o TRE – Tribunal Regional Eleitoral do Paraná deixou claro a vontade de incentivar novos jovens eleitores a participar das decisões políticas do município. Na audiência estavam presentes o presidente do TRE-PR, desembargador Gilberto Ferreira e o vice-presidente desembargador Tito Campos de Paula. Entre os projetos da Justiça Eleitoral apresentados para 2019, estão três campanhas focadas em adolescentes de 16 e 17 anos, que não são obrigados, mas já podem votar. Ouça o vice-presidente do órgão.
O eleitorado maringaense é de 276 mil eleitores que, somados aos municípios da Comarca (Paiçandu, Doutor Camargo, Floresta e Ivatuba), chega a 316 mil. Nas eleições de 2017, a maior dificuldade foi as fake news. O juiz e diretor do Fórum Eleitoral de Maringá, Frederico Mendes Junior, acredita que a aproximação do órgão à população vai evitar problemas parecidos no próximo pleito.
O novo projeto do TRE-PR, Segurança do Voto Eletrônico, será levado para às escolas públicas municipais e estaduais a partir de maio deste ano e a iniciativa se estenderá até março de 2020. O objetivo será o de preparar os jovens para as eleições municipais.