TEMPO Faltam 90 dias para 7 de outubro, o dia da eleição 2018. Estamos a 12 dias do prazo inicial das convenções, que começam a ser marcadas.
DEFINIÇÕES
Com o Brasil fora da Copa, mais gente deve acompanhar as definições dos partidos políticos nas decisões sobre candidatos e coligações.
As convenções partidárias poderão ser realizadas do dia 20 de julho ao dia 5 de agosto. O registro das candidaturas e coligações deverá ser feito até 15 de agosto.
CONVENÇÃO DO MDB SERÁ NO DIA 21 DE JULHO
A Convenção Estadual do MDB no Paraná já está marcada. Será no sábado, dia 21 de julho, das 9 às 14 horas, na sede do MDB, Rua Vicente Machado, 988.
Na convenção serão definidas as chapas dos candidatos a deputado estadual e federal, a chapa majoritária e coligações.
Na composição da chapa majoritária, ao governo do Paraná (governador e vice) e ao Senado, poderá haver coligações ou lançamento de candidatura própria do MDB.
Uma candidatura é certa no MDB: Roberto Requião. Vamos ver como ficará a majoritária do partido.
OUTRAS CONVENÇÕES
O PDT faz contatos com partidos visando alianças. Ainda não está definida a data da convenção, no Paraná.
O PPS também está em momento de definições. A sua convenção deverá ser realizada, a princípio, no final do prazo, possivelmente dia 3 ou 4 de agosto.
A convenção do Partido Social Democrático (PSD), no Paraná, foi marcada para o sábado dia 21 de julho, das 9 às 14 horas, na sede do Paraná Clube, em Curitiba.
O PSD deverá confirmar a candidatura do deputado estadual Ratinho Júnior a governador. Também serão definidas as coligações e as chapas majoritária e proporcionais.
O Podemos também definiu a data da sua convenção: 4 de agosto.
Serão realizadas neste dia a convenção estadual e a convenção nacional que deverá oficializar o senador Alvaro Dias candidato a presidente da República.
A grande curiosidade sobre a convenção do Podemos é relacionada à sua decisão para a chapa majoritária, ou seja, para governador e Senado. Haverá coligação?
Se sabre que o professor Oriovisto deverá ser o candidato do Podemos ao Senado.
ATÉ 5 DE AGOSTO
As convenções realizadas a partir de 20 de julho poderão deixar pontos em aberto, a serem aprovados por outros partidos, em convenções até o dia 5 de agosto.