Na gravação divulgada pelo samu de maringá dá para perceber o desespero dos meninos de 11 e 13 anos.// eles ligaram no telefone 192 e disseram que estavam diante de um acidente grave e queriam o resgate no local.
A equipe do Samu, diante da gravidade do relato dos meninos, acionou toda a estrutura de resgate, inclusive o helicóptero. Todos foram a Paranacity.
Quando a equipe chegou ao local, descobriu que se tratava de um trote. Não tinha nenhum acidente em Paranacity. O diretor do Samu Regional, Márcio Ronaldo, disse que todos ficaram revoltados quando se depararam com a falsa ocorrência.
O caso gerou um prejuízo de mais de R$ 15 mil para os cofres públicos, somente com a ida do helicóptero até Paranacity.
O médico do Samu Aéreo, revoltado com a viagem perdida, procurou a Polícia Civil de paranacity e registrou um boletim de ocorrência. A mãe de um dos meninos procurou a polícia imediatamente quando soube que o filho tinha enganado as equipes. A Polícia Civil de Paranacitý ainda não decidiu se abre um inquérito para apurar o caso.
Em Maringá existe uma lei municipal que prevê a aplicação de multa para quem pratica trote. O proprietário da linha telefônica pode pagar multa de até R$ 700, dobrando de valor em caso de reincidência.