

"Rotas da Seda"
Studium Musicae leva sons do mundo antigo a Maringá
Cultura por Brenda Caramaschi em 16/07/2025 - 10:06Na história da Música Antiga no Brasil – música composta em um período anterior a 1750, o Studium Musicae tem papel de importância: foi o primeiro grupo no país a gravar um disco somente com obras do período Medieval. Em 2022, após uma interrupção de 28 anos, o grupo retornou às atividades e realizando concertos em Curitiba e neste domingo (20), às 19 horas, o Studium Musicae – Ateliê de Música Histórica traz o concerto “Rotas da Seda: a música do mundo” ao Teatro Calil Haddad.
A turnê é possível graças ao Programa de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná e ao incentivo da Copel. A apresentação em Maringá conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura. A entrada é gratuita.
A proposta do concerto “Rotas da Seda” vai para além da música. Mostra a relevância da fé, do comércio, do intercâmbio entre povos, não só considerando condições geográficas. Se no passado, antes da sua retomada em 2022, o grupo se dedicava à música histórica europeia, agora incluiu nas suas apresentações músicaoriental- chinesa e japonesa, inclusive-, valorizando a compreensão do quanto já era sonora a terra em tempos antigos. A descoberta de ritmos e instrumentos antigos, considerando as línguas e a cultura de cada região, encanta o público de todas as idades, como conta Flavio Stein, diretor do grupo.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade