Como político, Jaime Lerner não escapou de críticas e polêmicas. Mas o arquiteto e urbanista era uma unanimidade. Renomado internacionalmente, Lerner era uma referência na área.
A obra de Jaime Lerner foi objeto da tese de doutorado da arquiteta Tânia Galvão Verri, na USP.
A arquiteta, que é professora da Universidade Estadual de Maringá, diz que duas construções importantes em Maringá têm a assinatura do ex-governador do Paraná: o plano diretor da UEM e a Vila Olímpica.
A primeira passagem de Lerner por Maringá se deu quando ele ainda era um estudante. E um estudante de engenharia civil, antes de migrar para a arquitetura. [ouça o áudio acima]
Em 1971, Jaime Lerner entrou para a política, mas não abandonou a arquitetura. E nesta época trabalhou no plano diretor da Universidade Estadual de Maringá. [ouça o áudio acima]
Jaime Lerner seria o convidado de honra do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, organizado pela União Internacional de Arquitetos e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, que será realizado de 18 a 22 de julho. O ex-governador morreu nesta quinta-feira, em Curitiba, aos 83 anos.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550