UEM retoma aulas no campus sede após três dias sem energia
Foto: UEM

Ensino Superior

UEM retoma aulas no campus sede após três dias sem energia

Educação por Luciana Peña em 09/04/2025 - 10:30

No sábado (5) à noite, após a manutenção em um transformador de energia, a subestação do campus sede parou de funcionar. A troca do equipamento foi realizada nessa terça-feira (8). E nesta manhã as atividades voltaram ao normal. No período sem energia, muitas pesquisas foram prejudicadas com a perda de amostras que estavam em refrigeradores. No Lepac, o atendimento essencial foi mantido mesmo sem energia e internet.

 

O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Análises Clínicas da UEM atende pacientes de toda a 15ª Regional de Saúde. São 30 municípios.

Na segunda-feira (7) e nessa terça-feira (8), os atendimentos mais urgentes foram mantidos, apesar da falta de energia no campus sede da Universidade Estadual de Maringá, onde o Lepac está. 

Fabiana Nabarro Ferraz supervisora técnica do Lepac diz que o serviço foi prestado mesmo sem energia e internet e graças a um gerador. [ouça o áudio]

Outros departamentos da UEM tem geradores. É uma segurança para a conservação de equipamentos muito caros e sensíveis ou amostras de pesquisas de iniciação científica e pós-graduação. 

Mas nem todas as pesquisas contam com o suporte de geradores e houve perdas irrecuperáveis, como no caso de materiais biológicos. 

A energia no campus caiu no sábado (5) logo após a manutenção realizada em um transformador. A manutenção foi feita durante a tarde e à noite a subestação parou de funcionar.

Um novo equipamento foi adquirido e instalado nessa terça-feira (8).

As aulas e os serviços administrativos foram suspensos. Nesta quarta-feira (9) as atividades estão voltando ao normal, com restabelecimento da energia.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade