O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Análises Clínicas da UEM atende pacientes de toda a 15ª Regional de Saúde. São 30 municípios.
Na segunda-feira (7) e nessa terça-feira (8), os atendimentos mais urgentes foram mantidos, apesar da falta de energia no campus sede da Universidade Estadual de Maringá, onde o Lepac está.
Fabiana Nabarro Ferraz supervisora técnica do Lepac diz que o serviço foi prestado mesmo sem energia e internet e graças a um gerador. [ouça o áudio]
Outros departamentos da UEM tem geradores. É uma segurança para a conservação de equipamentos muito caros e sensíveis ou amostras de pesquisas de iniciação científica e pós-graduação.
Mas nem todas as pesquisas contam com o suporte de geradores e houve perdas irrecuperáveis, como no caso de materiais biológicos.
A energia no campus caiu no sábado (5) logo após a manutenção realizada em um transformador. A manutenção foi feita durante a tarde e à noite a subestação parou de funcionar.
Um novo equipamento foi adquirido e instalado nessa terça-feira (8).
As aulas e os serviços administrativos foram suspensos. Nesta quarta-feira (9) as atividades estão voltando ao normal, com restabelecimento da energia.