Opinião
Uma república democrática precisa resolver seus problemas históricos
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 15/11/2021 - 08:00Apesar de hoje lembrarmos da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, ela ainda vive de ruptura. Não conseguimos estabelecer uma estabilidade do regime e vivemos a volta com medidas de mudanças constitucionais.
Nossos rompimentos dentro do período republicano são denunciados pela quantidade de constituições que foram instaladas no país. Por mais que a maioria promulgada, votadas por um congresso ou assembleia constituinte, não conseguiram se estabelecer. Os dois momentos de maior duração de uma constituição foi a primeira, promulgada em 1891 e a atual, em 1988.
A democracia tem desde 1988 a fase mais segura. Mas ainda não temos total garantia. Ainda se fala nas ruas sobre golpes e mudanças constitucionais. Tem muita gente que considera que mudando a lei se muda o ato. Acabar com um problema se dá, para uma parte das pessoas, mudando as regras.
O que precisamos é resolver nossas dívidas com o passado. Este país tem um passivo social imenso. Criou uma desigualdade ao longo de sua história. Promoveu discriminações e mantém uma violência constante com uma grande parte da população. O dia que resolvermos nossos problemas históricos, a república, a coisa pública, será realmente para todos e a democracia irá se consolidar.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade