Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Fase de testes
Vacina contra Covid produzida pela UFPR apresenta bons resultados
Saúde por Letícia Tristão em 22/04/2021 - 18:22O imunizante está em fase de testes e já apontou forte resposta imune em camundongos.
A UFPR - Universidade Federal do Paraná -, está desenvolvendo uma vacina contra o coronavírus. O imunizante está em fase de testes, mas, durante os estudos da fase pré-clínica, apontou produção de anticorpos iguais e até superiores aos apresentados pela vacina AstraZeneca/Oxford.
Os pesquisadores da UFPR usaram um polímero bacteriano chamado PHB - polidroxibutirato -, que utiliza a proteína spike da Covid-19, responsável por ligar o coronavírus a células humanas. As partículas do PHB são recobertas com a proteína do Sars-CoV-2, induzindo o organismo a uma forte resposta imune. Esse resultado, segundo a pesquisa, já foi observado em camundongos. Esses resultados podem contribuir para uma alternativa mais viável economicamente para produção de uma vacina sem a necessidade de manipulação do vírus.
A UFPR vai receber apoio financeiro do Governo do Estado de R$ 700 mil para o desenvolvimento da vacina. O professor da UFPR Emanuel Maltempi, coordenador da pesquisa, explicou à Agência Estadual de Notícias sobre o processo de desenvolvimento da preparação vacinal, que deve ter teste nasal. [ouça o áudio acima]
A vacina desenvolvida na UFPR deve ser protocolada na Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - para a fase clínica em seis meses para os testes em voluntários. O custo da dose, incluindo materiais e insumos, é calculado em cerca de R$ 10.
Com informações da AEN.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade