São 84 veículos que devem ser fiscalizados até quarta-feira (25). Vans, ônibus e micro-ônibus precisam comparecer até a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) para a inspeção de itens que comprovem a segurança para os estudantes. São fiscalizados tacógrafos (que monitoram a velocidade, tempo e distância percorridos), extintor de incêndio, cinto de segurança, parte elétrica, freios, pneus, além da documentação do motorista e do veículo.
O diretor de Operações de Trânsito da Semob, Gilson Machado Dias, explica que este trabalho é importante para que os pais ou responsáveis fiquem tranquilos e confiem na contratação do transporte, desde que sejam todos inspecionados. [ouça o áudio acima]
O processo de vistoria é feito por agendamento na Semob, conforme data e horário determinado na convocação. Caso algum item não passe pela fiscalização, o proprietário precisará fazer uma nova adequação nos equipamentos e reagendar a vistoria junto à Semob. [ouça o áudio acima]
Um selo na cor amarela é colocado no para-brisa dianteiro do veículo. A marca comprova que, tanto a van ou micro-ônibus está apto para o transporte dos alunos. A prefeitura estima que devam ser transportados cerca de 2 mil estudantes.
Se o veículo for flagrado realizando o transporte irregular, pode ser apreendido e o proprietário poderá ser multado, conforme normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Qualquer irregularidade pode ser denunciada pelos canais da Ouvidoria Municipal por meio do aplicativo ′Ouvidoria 156 Maringá′, pelo site da Prefeitura, pelo telefone 156 ou ainda na Gerência de Terminais e Concessões da Semob: (44) 3221-8510 ou 3221-8511.