Faixa exclusiva para ônibus é exclusiva mesmo. Motorista de carro, moto ou caminhão flagrado transitando pelas faixas leva multa. A medida está sendo adotada em todas as médias e grandes cidades para estimular o uso do transporte coletivo e desafogar o trânsito urbano. Em Maringá, as faixas da Morangueira e da Kakogawa deixam a viagem pelo menos 15 minutos mais rápida.
E agilidade é um dos argumentos que convencem o cidadão a deixar o carro em casa e andar de ônibus. Mas o vereador Willian Gentil acredita que o trânsito pode melhorar se as faixas exclusivas forem compartilhadas com outros veículos, como motos e táxis. Ele apresentou um projeto para liberar as faixas nestes casos e o projeto está tramitando na Câmara.
O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça. A CCJ pediu um parecer para a Semob, Secretaria de Mobilidade Urbana. Nós entramos em contato com a Semob. A secretaria só vai se pronunciar após entregar o parecer à Câmara, o que deve ocorrer ao fim do recesso parlamentar. Especialistas em trânsito ouvidos pela reportagem disseram que o projeto é inconstitucional porque só o Executivo pode deliberar sobre temas relacionados ao trânsito.