Um dos projetos em votação na sessão da Câmara de Maringá desta terça-feira e que foi aprovado, trata sobre transparência. O vereador Sidnei Telles quer que a Prefeitura divulgue mais as audiências públicas. O objetivo é que as audiências sejam anunciadas também em veículos de comunicação.
O vereador diz que está preocupado com a transparência dos atos do Executivo e para exemplificar citou o depósito de 20 milhões de reais feito pela Sanepar nas contas do município. Telles, que é presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, só ficou sabendo do dinheiro numa apresentação das contas do município na Acim. Antes houve a prestação de contas no próprio Legislativo. Depois desse episódio, o vereador apresentou um requerimento pedindo que a Prefeitura informe todo depósito acima de cinco milhões de reais.
Esse assunto da Sanepar ainda mobiliza vereadores. O vereador Jean Marques está preocupado com a capacidade da Prefeitura de Maringá de pagar o que deve à Sanepar quando a briga judicial em relação à validade do contrato chegar ao fim.
Segundo o vereador, até a semana passada os 20 milhões de reais não apareciam no Portal da Transparência. A CBN entrou em contato com a prefeitura para comentar o assunto, mas a reportagem tinha apurado em julho, que a Secretaria da Fazenda aguardava um parecer do Tribunal de Contas para saber como formalmente lançar o valor no orçamento do município. Lançar o valor no orçamento do município.
Atualizado às 14h40 - A Prefeitura de Maringá informou que não vai comentar o assunto