Os estudos apontam que o homem não cuida muito bem da própria saúde. Resiste, por exemplo, a fazer exames preventivos. Mas será que eles seriam convencidos a cuidar melhor da saúde se fosse para bem também da mulher e do filho que o casal espera? Essa é a ideia por trás do projeto de lei que será votado em primeira discussão na sessão da Câmara de Maringá nesta quinta-feira.
O projeto é do vereador Dr. Jamal e prevê a oferta de uma série de exames preventivos para o homem durante o pré-natal da mulher. O objetivo é detectar doenças que podem afetar a gestante e o bebê. Com o diagnóstico o passo seguinte é a profilaxia. Entre os exames que devem ser oferecidos ao futuro papai estão hepatite B e C, sífilis, diabetes e colesterol. Além de atualização da carteira de vacinação, diz o vereador
Todos estes exames já são oferecidos na rede pública, mas a ideia é que eles sejam incluídos no programa de pré-natal. O projeto também prevê o mesmo programa na rede particular, mas com os custos bancados pelos usuários.
Atualizado em 09/05 às 12h15 - o projeto foi aprovado com 13 votos.