Em sessão especial realizada na tarde desta segunda-feira (4), na Câmara Municipal, os novos vereadores de Maringá escolheram os membros das comissões permanentes. Dos 15 parlamentares, 14 participaram da sessão. Apenas o vereador Altamir da Lotérica (Podemos) não esteve presente por questões de saúde.
O Legislativo tem quatro comissões permanentes: Constituição e Justiça (CCJ), Políticas Gerais (CPG), Comissão Extraordinária Permanente de Direitos Humanos, Cidadania e Minorias e Finanças e Orçamentos (CFO). Os membros das três primeiras foram definidos por acordo entre os vereadores. Como não houve acordo na composição da comissão de Finanças e Orçamentos, foi feita votação. Dos 15 vereadores que compõem a Casa, nove são membros das comissões.
A comissão de Constituição e Justiça é composta por Sidnei Telles (Avante) como presidente, Delegado Luiz Alves (Republicanos) como vice e Flávio Mantovani (Rede) como membro.
A comissão de Políticas Gerais tem Biazon (PSL) como presidente, Professora Ana Lúcia (PDT) como vice e Alex Chaves (MDB) como membro.
Já a Comissão Extraordinária Permanente de Direitos Humanos, Cidadania e Minorias é formada por Alex Chaves (MDB) como presidente, Sidnei Telles (Avante) como vice, e Professora Ana Lúcia (PDT), Mário Verri (PT) e Cris Lauer (PSC) como membros.
Após votação, os vereadores escolheram para a comissão de Finanças e Orçamentos o vereador Onivaldo Barris (PSL) como presidente, Mário Verri (PT) como vice-presidente e Maninho (PDT) como membro.
As comissões são de suma importância porque analisam os projetos que serão votados na Casa, diz o presidente da Câmara Municipal, Mário Hossokawa. [ouça o áudio acima]