Dois dos mais críticos à gestão Ulisses Maia, os vereadores Jean Marques (PV) e William Gentil (PTB) participaram da ação que marcou o período de mil dias de gestão do Governo Municipal. Foi no sábado (28). Gentil tem sido crítico do Prefeito desde o ano passado publicamente; Marques desde o primeiro semestre deste ano, quando deixou a liderança do prefeito na Câmara.
Mesmo negando o evento como uma espécie de lançamento de pré-campanha ou que ele tenha interesse em reeleição, Ulisses Maia reuniu vários políticos no ato. Estiveram por lá vereadores mais alinhados à gestão, como Mário Verri (PT) e Mário Hossokawa (PP); e também o deputado estadual delegado Jacovós (PL) e deputado federal Sargento Fahur (PSL).
Faltando um ano para as eleições, qualquer evento público que conte com políticos é quase uma espécie de sinal de como deve funcionar o tabuleiro eleitoral. Segundo vereadores ouvidos pela CBN, todos os parlamentares da Câmara Municipal receberam convite da Prefeitura de Maringá e a informação era a de que seria uma prestação de contas.
Esse foi o motivo pelo qual os vereadores Jean Marques e William Genti foram ao ato. Ambos preferem ser chamados de independentes, não de oposição.
Gentil, que já chegou a chamar o prefeito de mentiroso durante uma discurso na Câmara, disse que estava lá para fiscalizar o trabalho do Executivo.
Marques seguiu na mesma linha. Ele afirmou que participa de toda prestação de contas. O parlamentar afirmou elogiar o que é bom e criticar o que é ruim.
Dos 15 vereadores na Câmara de Maringá, quatro fazem uma espécie de oposição ao prefeito. Eles preferem ser chamados de independentes: além de Gentil e Marques, Chico Caiana (PTB) e Dr Jamal (PSL) completam a lista.
Publicamente, a gestão Maia afirma não ter nenhum tipo de problema com a Câmara e que respeita a todos os parlamentares, deixando o Legislativo atuar com independência.