Ao GMC Online, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que, pelas imagens, é possível afirmar que o vídeo tenha sido registrado na entrada de Sarandi, trecho da BR-376. Para a PRF, a conduta do motorista é absolutamente irresponsável.
Segundo informações do inspetor Pedro Faria, caso fosse flagrado pela polícia dirigindo desta maneira, o caminhoneiro poderia ser acusado de pelo menos um crime de trânsito (Art. 291 do Código de Trânsito Brasileiro), agravado por outras infrações administrativas:
- Art. 174: promover, na via, competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo;
- Art 167: deixar de usar o cinto de segurança;
- Art 252: dirigir com apenas uma das mãos;
- Art 167: dirigir sem os cuidados indispensáveis à segurança.
“Se abordado nessas condições, seria aferido se [o motorista] está sob efeito de substâncias psicoativas”, explica o inspetor. Segundo ele, caso o resultado do teste fosse positivo, o motorista poderia ser preso em flagrante.
Conforme destaca Faria, em casos como esse, é necessário que os motoristas que presenciaram a cena acionem imediatamente a autoridade policial competente. “É importante comunicar a PRF imediatamente para que possamos ir até esse caminhoneiro e retirar de circulação esse tipo de conduta”, aconselha.
De acordo com a PRF, a conduta do motorista que registrou as imagens também foi incorreta, já que é proibido filmar ou manusear o aparelho celular enquanto dirige.
Acesse GMC Online
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550