A degradação ambiental e extinção de áreas verdes vem contribuindo para o aparecimento de animais silvestres no meio urbano. Diariamente, a Polícia Militar Ambiental de Maringá recebe ligações de moradores pedindo a retirada de gambá, morcego, tatu, porco-espinho, entre outros bichos, de quintais e residências maringaenses. São diversas situações que não competem a corporação, mas ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Você sabia disto? Acredito que não. Então a ideia da reportagem é realmente orientar os moradores a quem recorrer diante de determinadas situações. O tenente Ulisses de Deus, comandante da PMA, ajuda na explicação.
A Polícia Ambiental atua na captura e recolhimento de animais silvestres em casos de crimes ambientais, como por exemplo, quando há animais sendo criados em cativeiro. De acordo com o tenente, os policiais ambientais também auxiliam em ocorrências do IAP quando solicitados.
Outra situação atendida pela PMA é quando o animal silvestre oferece perigo à população.
No caso de encontrar algum animal silvestre, a orientação é manter distância, evitando o contato físico, e não dar alimentos. Orienta-se também espantar o animal para que o mesmo retorne à natureza.
O recolhimento de animais silvestres em Maringá deve ser solicitado ao IAP pelo telefone: 3226 3665. A Ouvidoria do Ibama atende pelo telefone: 0800 61 8080. Já as denúncias de crimes ambientais para a Polícia Militar Ambiental devem ser feitas pelo 3226 4745 ou 181. Outro canal direto é pelo e-mail: denunciaambiental@pm.pr.gov.br.
Divulgação PMA
Atenção
Você sabe quem recolhe animais silvestres em Maringá?
Meio Ambiente por Carina Bernardino em 28/08/2019 - 20:20Se sua resposta foi Polícia Ambiental, está errada. É que o órgão atua somente em crimes ambientais, como resgates em cativeiro. O IAP e Ibama são os responsáveis por capturar e recolher animais silvestres no município
Notícias da mesma editoria
Parque Nacional de Ilha Grande
Incêndio atinge ilha onde não havia registro de fogo há 20 anos
Você faz a pauta
Sustentabilidade
Silvio Barros participa de evento internacional sobre cidades
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade