Volume de chuvas pode afetar produção da safra de verão no Paraná
Imagem Ilustrativa | Foto: José Fernando Ogura/Agência Estadual de Notícias

Cultivo de grãos

Volume de chuvas pode afetar produção da safra de verão no Paraná

Paraná por Letícia Tristão/GMC Online em 30/01/2021 - 09:32

A estimativa de colheita já é 3% menor que a safra passada. Apesar disso, o Paraná vem acelerando a comercialização.

A safra de grãos de verão da temporada 2020/21 pode ser afetada pelo excesso de chuvas neste mês de janeiro. De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, a expectativa de produção é de 24,2 milhões de toneladas de grãos, 3% abaixo do que foi colhido na safra passada.

Em função da seca severa do ano passado, a safra 20/21 começou com o plantio atrasado. Em dezembro, as chuvas retornaram, o que ajudou na recuperação da lavoura. Mas agora, em janeiro, o excesso de chuvas já é prejudicial.

O diretor do Departamento de Economia Rural (Deral), Salatiel Turra, explica a situação dos principais grãos cultivados nessa época do ano no Paraná, como soja, milho e feijão. [ouça no áudio acima]

A continuidade das chuvas pode provocar atraso na colheita, podendo haver redução de produtividade e de qualidade dos grãos, em função das doenças causadas pelo aumento da umidade. O produtor está enfrentando dificuldades para entrar no campo e fazer os tratos culturais necessários.

Segundo o Deral, o preço médio da soja no Paraná no mês de janeiro foi de R$ 151 a saca com 60 kg, valor quase que o dobro do preço praticado há um ano, quando a saca era comercializada a R$ 78. Os preços estão sendo sustentados pela cotação elevada do dólar e maior demanda no mercado internacional.

Com isso, os produtores estão acelerando a comercialização. Até agora, 43% da produção já está vendida, o que equivale a um volume de 8,9 milhões de toneladas. No ano passado, nessa mesma época, 26% da safra estava vendida, que correspondia a um volume de 5,2 milhões de toneladas.

Com informações da Agência de Notícias do Paraná.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade