Diferente do dado que conhecemos, este não tem números, apenas frases e desenhos que ajudam a construir a cultura da paz no mundo. O Rafael de 9 anos já conhece do ‘Dado da Paz’, que é o 11º inaugurado no Brasil.
O monumento foi inaugurado nesta sexta-feira (25) na praça da Catedral. A iniciativa é do Movimento dos Focolares da Arquidiocese de Maringá e o do GDI (grupo do Diálogo inter-religioso (GDI), que conta com o apoio da prefeitura. O ‘Dado da Paz’ faz parte do projeto internacional Living Peace, inspirado nos pontos da arte de amar que a fundadora do Movimento Focolares Chiara Lubich propôs. O membro local do Focolares, Francisco Martins, explica.
As seis frases nas faces do ‘Dado da Paz’ são diferentes, universais e estão em várias línguas, como destaca o Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti.
A inauguração do monumento na praça da Catedral foi acompanhada por líderes de 11 religiões de Maringá, que participam do GDI e da Noite de Oração pela Paz. Daniele Ialorixá, do Candomblé, diz que o ‘Dado da Paz’ reforça ainda mais o trabalho realizado pelo grupo.
As frases do ‘Dado da Paz’ de Maringá são: amar uns aos outros, amar a todos, amar o outro, escutar o outro, ser o primeiro a amar e perdoar uns aos outros. Durante o evento, o vice-prefeito Edson Scabora anunciou que a prefeitura irá instalar ‘Dado da Paz’ em todas as praças revitalizadas do município.