A vacinação contra o coronavírus começou em Maringá no dia 19 de janeiro.
O Plano Municipal de Imunização prevê cinco fases de vacinação.
A primeira incluiu idosos e trabalhadores de asilos e profissionais da saúde. Uma população estimada em 17 570 pessoas.
Na segunda fase, a que estamos no momento, a vacina é para quem tem 60 anos ou mais. População estimada em 57.409 pessoas.
Nesta segunda-feira, a Secretaria de Saúde se reúne para decidir como será a terceira fase de vacinação.
De acordo com o plano, nesta fase serão vacinadas as pessoas com comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido ou medula óssea, demais indivíduos imunossuprimidos, anemia facilforme, obesidade grau 3 e síndrome de down.
A população estimada nesta fase é de 38 577 pessoas.
Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, a terceira fase provavelmente começará esta semana. Mas é preciso decidir a estratégia; se todos serão vacinados ao mesmo tempo, ou se haverá divisão por comorbidade. [ouça o áudio acima]
Será preciso comprovar a doença. Tanto os usuários do SUS quanto pacientes da rede privada terão a documentação exigida e conferida. [ouça o áudio acima]
A vacinação de forças de segurança, que já começou, de professores, de gestantes e de mães de recém-nascidos depende de doses enviadas pelo Ministério da Saúde com esta finalidade exclusiva.