7.953 pessoas aguardam cirurgias eletivas em Maringá
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/PMM

Saúde

7.953 pessoas aguardam cirurgias eletivas em Maringá

Saúde por Luciana Peña em 09/11/2021 - 10:03

São cirurgias de risco  baixo ou moderado que foram suspensas por 14 meses por causa da pandemia. A Secretaria de Saúde começou a reavaliar os pacientes que estão na fila para dar encaminhamento aos pedidos de cirurgia.

De janeiro a setembro deste ano a Secretaria de Saúde de Maringá realizou seis mil cirurgias eletivas que não exigiam leito nem de enfermaria, nem de UTI.

Mas as cirurgias eletivas de risco baixo ou moderado, que precisavam de leito de UTI, foram suspensas em função da pandemia. Era preciso poupar leitos e recursos para os pacientes com Covid-19.

E a cirurgia eletiva é aquela que pode esperar, diferentemente das cirurgias de emergência, que não deixaram de ser realizadas mesmo no auge da pandemia.

Mas a espera foi longa: 14 meses. E o resultado é que a fila está grande. Quase oito mil pacientes aguardam por cirurgia eletiva em Maringá.

O secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, diz que começou agora a reavaliação dos pacientes, para filtrar a fila e começar a operar aqueles que ainda precisam de cirurgia. [ouça o áudio acima]

As especialidades mais requisitadas são ortopedia e oftalmologia. [ouça o áudio acima]

Os dados sobre fila de cirurgias eletivas estão disponíveis no Portal da Transparência do Município.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade