Ainda se organizando para comandar o trabalho em Maringá, o bispo Dom João Mamede Filho, de 68 anos, realiza a primeira missa neste domingo (24) na cidade. É às 12h, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Glória. O líder religioso foi nomeado pelo papa Francisco como administrador apostólico da Arquidiocese de Maringá. A medida foi tomada após a renúncia do arcebispo Dom Anuar Battisti.
Dom João tomou posse como administrador apostólico na manhã de sexta-feira (22), na presença do Colégio de Consultores da Arquidiocese de Maringá, na Cúria Metropolitana. A CBN solicitou uma entrevista com o líder, mas, por meio da assessoria de imprensa, a informação era a de que ele ainda não queria se manifestar publicamente.
Na internet, há vários vídeos do administrador. Em um deles, ele conta quando, aos 3 anos, pensou em ser padre pela primeira vez
Franciscano, João Mamede Filho é bispo de Umuarama. Ele seguirá com essa função.
Dom Anuar Battisti, que ficou como arcebispo por quase 15 anos, renunciou ao cargo por motivos de saúde. Ele tem 65 anos, e agora fica como arcebispo emérito.
Em relação a um novo arcebispo, não há data para uma nova nomeação. A decisão fica a cargo do do papa.