São 10 vagas ao todo para o Conselho Tutelar de Maringá. 90 pessoas se inscreveram, mas só 22 estão com as inscrições deferidas. A informação está no diário oficial do dia 05 de julho de 2019. Em outras palavras, somente 24% do total estão aptos a disputar as provas.
Segundo a publicação no diário oficial, são vários os motivos para o indeferimento e todos voltados aos documentos envolvendo a inscrição, como antecedentes criminais, certidão atestando que a pessoa vive em Maringá há três anos e afins.
O Conselho Tutelar de Maringá abriu o processo de seleção para a gestão 2020/2024. Entre outros requisitos, o candidato deve ter mais de 21 anos, morar em Maringá e ter concluído o ensino médio.
Haverá uma prova. Os candidatos devem acertar 60% em questões de legislação específica e 30% em questões de informática. Aí quem for aprovado vai disputar a eleição, que ocorre no dia 06 de outubro.
O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente auxilia a escolha. O presidente do conselho, Ailton Morelli, disse à CBN em maio que o conselheiro tem que lidar com questões como falta de vagas em escolas.
Os candidatos indeferidos têm um prazo de três dias após a publicação do edital para recorrer da decisão da comissão julgadora.