Nessa segunda-feira (29) houve a recontagem dos votos na eleição de 2020 para a Câmara Municipal de Paranavaí.Foram excluídos os votos obtidos pelo PSB e calculado o novo quociente eleitoral.
Com base neste novo quociente a Justiça Eleitoral definiu dois novos vereadores. Ou melhor, duas novas vereadoras.
Foram consideradas eleitas as candidatas Zenaide da Saúde (PP) e Maria Clara (MDB).
Com isso, a Câmara de Paranavaí terá o maior número de parlamentares mulheres da história: quatro. Paranavaí tem ao todo dez vereadores.
É para que as mulheres sejam cada vez em maior número na política que existe uma lei obrigando os partidos a indicar 30% de mulheres filiadas nas eleições proporcionais.
Segundo a Justiça Eleitoral, o PSB em Paranavaí fraudou a cota de gênero ao indicar uma candidata que nem fez campanha. Ao contrário, teria pedido votos para outro candidato nas redes sociais.
Com a decisão da Justiça, que não cabe mais recurso, perderam os mandatos os vereadores Luiz Aparecido da Silva e Antônio Valmir Trossini.
O presidente da Câmara de Paranavaí, Leônidas Fávero Neto, diz que as duas novas vereadoras devem ser empossadas na sessão ordinária na próxima segunda-feira (6), às 20h. [ouça o áudio acima]
Com a eleição, Maria Clara se torna a vereadora mais jovem da Câmara de Paranavaí, com 20 anos.
A reportagem não conseguiu contato com o vereador cassado Luiz Aparecido da Silva. Valmir Trossini, que recebeu 1.321 votos na eleição de 2020 e cumpria o primeiro mandato, disse que se sente injustiçado. Ele, ao contrário do colega, foi punido também com a perda dos direitos políticos por oito anos.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550