Moradores de Floriano e Iguatemi podem apresentar as demandas que têm ao poder público municipal. Na próxima semana ocorrem assembleias para discutir o Plano Diretor. Em Floriano é na segunda-feira, dia 30, a partir das 19h, na escola municipal Lázara Vilella. No dia 02 de outubro, quarta-feira, é em Iguatemi, na escola municipal Paulo Freire, também às 19h. Essas são as duas últimas audiências públicas organizadas pelo município. Cinco assembleias já foram feitas em diferentes regiões de Maringá, além de audiências públicas na Câmara de Vereadores.
Nas que ocorrem agora nos distritos, há quatro eixos em debate: social, urbano, ambiental e econômico. Quem for ao local e se inscrever pode falar publicamente. Depois, grupos são formados para discutir temas específicos.
As informações apresentadas nesses locais são registradas pelo Ipplam, o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Maringá. Este órgão é o responsável pelas discussão e realização do novo Plano Diretor. O plano define ações do poder público para os próximos 10 anos na cidade.
Em entrevista à CBN em agosto, o presidente do Ipplam, Edson Cardoso, explicou que a participação do cidadão é fundamental.
Segundo o Ipplam, após essas duas audiências um relatório deve ser produzido em até 30 dias. Nele estarão as informações relativas às necessidades de Maringá. Posteriormente começa um novo ciclo, daí pensando mesmo na produção do Plano Diretor.