O mundo amanheceu chocado com a notícia de que tropas do exército russo invadiram a Ucrânia durante a madrugada desta quinta-feira (24), no horário local. Imagens de explosões e movimentação de blindados russos em território ucraniano rapidamente viralizaram pelas redes sociais.
No Brasil, o clima também é de aflição. Isso porque o país abriga a quarta maior colônia ucraniana do mundo, com cerca de 600 mil pessoas originárias do leste europeu. O Paraná concentra a maior parte deste grupo, com cerca de 80% dos ucranianos que vivem no país.
Em Apucarana, na região de Maringá, são cerca de 700 famílias. Conforme o representante da comunidade ucraniana na cidade, Voldimir Maistrovicz, muitas dessas pessoas ainda têm familiares no país europeu. [ouça no áudio acima]
Por conta da grande quantidade de ucranianos e descendentes, Apucarana também abriga a Paróquia Ortodoxa Ucraniana Proteção da Santíssima Mãe de Deus, voltada para os imigrantes do país. No próximo domingo, o local irá reunir a comunidade em oração, a partir das 9 horas da manhã, para pedir a proteção dos familiares que ficaram na Ucrânia.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550