Estudo
Covid-19: Pesquisa em Maringá mostra os sintomas mais comuns
Saúde por Lethícia Conegero/GMC Online em 16/07/2020 - 20:35Dos 950 moradores de Maringá que participaram do estudo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), UniCesumar e Uningá, 10 foram infectados pelo novo coronavírus. Desses, 62,5% foram assintomáticos. Dos 37,5% que tiveram sintomas, os mais comuns foram febre e dificuldade para respirar.
Outros sintomas que também foram relatados na pesquisa, mas com menor frequência, foram vômito, diarreia e diminuição do olfato e paladar. Dos 10 entrevistados que testaram positivo para o novo coronavírus em Maringá, apenas um procurou algum serviço de saúde – Pronto Atendimento.
A pesquisa, cujo resultado foi divulgado nesta quinta-feira (16), pelo secretário de Saúde, Jair Biatto, foi realizada em quatro ciclos, entre maio e julho. Os pesquisadores aplicaram testes e questionários nas residências para entender o comportamento do novo coronavírus em Maringá.
O estudo também indica que o número de pacientes infectados pelo novo coronavírus em Maringá pode ser até 6,74 vezes maior que os dados oficiais divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, o que reforça a grande quantidade de positivados assintomáticos ou oligossintomáticos – que apresentam sintomas leves da doença.
Com 2.456 casos confirmados até esta quinta-feira, o município deve ter cerca de 16,5 mil infectados, 14 mil a mais que o número registrado desde o início da pandemia. Para ver os dados do boletim desta quinta-feira, 16, clique aqui.
Além disso, o estudo mostra que, dos 10 entrevistados que foram infectados pelo novo coronavírus em Maringá, 37,5% tinham diagnóstico de doenças pré-existentes: hipertensão (40%), doenças crônicas (40%) e diabetes (20%).
Acesse GMC Online
Notícias Relacionadas
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade