De Cristalina, em Goiás, para Maringá. A atleta Elen Regina já está aqui para a Paraná Running. O treinador dela, Wellington Barbosa, diz a atleta está na maior expectativa, mas os dois foram pegos de surpresa com a notícia de que a Paraná Running pode não ser realizada.
“Se não acontecer hoje ela não vai retornar, vai ficar muito frustrada. Deixou marido, deixou família lá para vir correr aqui. E vai ter um prejuízo grande”
1300 atletas estão na mesma situação. Em suspense, sem saber por que às vésperas da corrida, que é uma das mais importantes do calendário esportivo do Paraná, a Prefeitura de Maringá decidiu indeferir o alvará para a realização da prova. A organização da Paraná Running foi pega de surpresa. Afinal, todo o processo seguiu os trâmites exigidos. Passo a passo. O trajeto da corrida inclusive já estava liberado pela Semob- Secretaria de Mobilidade Urbana, diz Jany Lima da GMC Eventos organizadora da corrida ao lado da VQV Eventos.
“Documentação 100% ok, tudo certo, dentro do que a lei exige. O evento já estava liberado pela Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana). Nós entregamos toda esta documentação em tempo razoável para que essa decisão fosse dada antes e não um dia antes da prova”
A Justificativa da Prefeitura foi a que de não terá efetivo suficiente para acompanhar a prova uma vez que está sendo realizada a Maringá Encantada. A Paraná Runnning já foi realizada durante a Maringá Encantada, pode ser considerada inclusive, um atrativo a mais para trazer visitantes e movimentar a cidade. A organização da prova se propôs a contratar um efetivo particular.
“Nós nos colocamos à disposição para pagar um efetivo(...) nós precisamos apenas de uma pessoa da Semob que oriente este time”
O que preocupa a organização e serve de alerta para todas as empresas de eventos, é a insegurança que esta decisão traz aos empresários. Pode um evento que mobiliza milhares de pessoas ser indeferido às vésperas da realização?
A CBN entrou em contato com a Prefeitura de Maringá e pediu uma entrevista para que pudéssemos entender melhor a posição do Executivo. Mas a resposta foi de que a prefeitura só irá mesmo se pronunciar por meio da nota oficial. E ponto final. Ou seja, sem diálogo.
Percurso da corrida
A Paraná Running, etapa POP, tem como percurso 10km, duas voltas, pelas avenidas Horácio Racanello e Reitor Rodolfo Purpur. Não passa pelo centro da cidade e não interfere na visitação a Maringá Encantada. Ao contrário, contribui com o evento ao receber milhares de participantes.