Em uma portaria divulgada no Diário Oficial, a Prefeitura de Maringá determina o retorno do horário normal das secretarias municipais. A informação está no documento do dia 21 deste mês. Nele, o Executivo informa que a medida passa a valer a partir de 1º de outubro.
Devido à pandemia da Covid-19, desde o semestre passado o trabalho dos servidores municipais tem sido escalonado. Quem trabalhasse de manhã no paço, por exemplo, fazia ‘home office’ durante a tarde; ou vice-versa. Agora, com essa portaria assinada pela Secretaria de Gestão, todo trabalhador retorna às funções administrativas presencialmente.
A medida vale para o funcionamento interno das secretarias, não externo. Ou seja, trabalhadores da educação como professores não retornam ao expediente presencial.
O artigo quatro da portaria diz ser facultativo o retorno presencial de servidores com mais de 60 anos, pertencentes ao grupo de risco, gestantes/lactantes. A cada um desses a opção do trabalho remoto continua.
O Executivo determina também que sejam asseguradas medidas para evitar o contágio da Covid-19, como uso de máscara e álcool-gel.