Empresa habilitada para corte de árvores em Maringá cobrava mais do que o permitido pelo serviço, diz OSM
Divulgação

Cofres públicos

Empresa habilitada para corte de árvores em Maringá cobrava mais do que o permitido pelo serviço, diz OSM

Cidade por Redação CBN Maringá em 15/03/2023 - 14:03

Em 2022, a Prefeitura de Maringá credenciou uma empresa para agilizar a poda e corte de árvores na cidade. O cidadão que tinha um laudo de remoção poderia pagar pelo serviço em vez de esperar na fila. Mas a empresa só poderia cobrar no máximo R$ 810,00, que era o valor pago pela prefeitura a outra empresa contratada. Mas pelo menos dois moradores desembolsaram R$ 1500,00. A distorção foi apontada pelo Observatório Social de Maringá e divulgada nesta quarta-feira (15) durante prestação de contas da entidade.  

10 mil árvores estão na fila para a remoção em Maringá. São árvores que já foram avaliadas por um engenheiro ambiental.

Os moradores que pediram a remoção têm pressa. Afinal, a cada temporal mais árvores caem na cidade.

Só os servidores do município não dão conta de todo o serviço.

É por isso que a Prefeitura de Maringá terceirizava a remoção de árvores.

Em 2022, o Observatório Social de Maringá questionou a eficiência da empresa contratada pela prefeitura.

O contrato acabou sendo encerrado um mês antes do final, explica a presidente do Observatório, Cristiane Tomiazzi. [ouça o áudio]

O Observatório também questionou o serviço prestado por outra empresa do ramo, habilitada pela prefeitura para atender o cidadão que não queria aguardar na fila.

O morador, que já tivesse laudo do município autorizando o corte, podia pagar pelo serviço em vez de ficar esperando a vez.

Mas a empresa tinha que ser indicada pela administração.

Neste caso, havia uma distorção nos valores cobrados. Pelo menos duas notas fiscais revelaram que a empresa cobrava 80% a mais do que o permitido. O valor máximo tinha que ser 810 reais. Valor que a prefeitura pagava para a empresa terceirizada. Mas a empresa habilitada cobrava 1500 reais do cidadão. [ouça o áudio]

Atualmente somente os servidores da prefeitura podem remover as árvores condenadas. 

(atualizado às 15h12) - A CBN está tentando contato com a Prefeitura de Maringá para comentar o assunto. 

(atualizado às 16h50) - Sobre a empresa terceirizada, a Prefeitura de Maringá informou que :

" A Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) informa que a empresa que havia sido contratada via processo licitatório para executar os serviços de arborização foi descredenciada pois descumpriu as cláusulas contratuais e o cronograma de execução dos serviços. O município reforça que pagou apenas pelo serviço que foi executado. O município abriu uma nova licitação para contratação de empresa para prestação de serviços de arborização."

(atualizado às 10h de 16.03) Sobre a empresa  habilitada ou credenciada pela Prefeitura de Maringá, a Comunicação oinforma que:

"Em relação à empresa credenciada, a Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) informa que não recebeu denúncias de munícipes em relação aos valores cobrados para execução dos serviços. O município, no entanto, realizou o descredenciamento da empresa por outras irregularidades que foram constatadas.putializado". 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade