O Observatório Social de Maringá fez a prestação de contas do trabalho realizado em 2022. O trabalho é de analisar como está sendo aplicado o recurso público, principalmente nos processos licitatórios.
Quando o Observatório identifica alguma possível irregularidade no edital, envia um ofício ao município com os questionamentos. A Prefeitura pode responder, acatar os possíveis pedidos de impugnação ou não.
Em 2022, a Prefeitura de Maringá abriu 1.021 licitações, propostas de contratações de serviços variados para todas as secretarias. Desse número, 86 processos foram revogados, desertos ou fracassados, ou seja, não foram concluídos por alguma razão. De acordo com análise do Observatório, a maioria dos processos analisados apresentava falta de justificativa técnica.
A presidente do Observatório, Cristiane Tomiazzi, explica que os custos, em valores atualizados de uma pesquisa feita em 2015, chegou ao valor médio de R$ 19 mil por abertura de licitação. Segundo ela, isso reforça a importância do planejamento para o lançamento de um edital. [Ouça o áudio acima]
O Observatório analisou 169 licitações em 2022, e pediu resposta da Prefeitura em 42 editais.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para comentar o assunto e aguarda um retorno.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550