Pelo segundo fim de semana consecutivo, o transporte público de Maringá está autorizado apenas para quem for trabalhar e em casos de urgência. A medida está em um decreto da Prefeitura de Maringá. Segundo o Executivo, é para reduzir o contágio do novo coronavírus. Neste sábado (18) e domingo (19), portanto, as restrições que já valeram no fim de semana passado continuam.
Uma semana atrás, a CBN foi até o terminal urbano. Lá, viu idosos e outras pessoas desrespeitando o decreto. A Prefeitura de Maringá informou que não haveria fiscalização, mas que contaria com o bom senso das pessoas.
Neste sábado, nós voltamos ao local. Aparentemente, havia menos pessoas. E poucos idosos. Eles já estão com o cartão bloqueado, mas têm entrado pela porta do meio.
A auxiliar de dentista Patrícia Souza disse que saiu neste sábado para trabalhar. Havia menos pessoas nos ônibus, mas tinha idoso, sim. [ouça no áudio acima]
O auxiliar de remessa Antonio Marcelo disse que na linha dele não tinha idoso. E garantiu que estava indo trabalhar. [ouça no áudio acima]
A CBN conversou com dois idosos, que preferiram não dar entrevista. Eles disseram que queriam sair de casa e por isso pegaram o ônibus. Eles não quiseram dizer se tinha algo a ser feito no centro da cidade.
Até a manhã deste sábado, Maringá já havia registrado 2.500 casos de coronavírus e 35 mortes.