O inquérito para apurar as causas do incêndio no shopping Avenida Fashion em Maringá está quase concluído. A novidade no momento é o resultado de um laudo técnico feito pela criminalística da Polícia Civil. Em 146 páginas, um perito diz que a causa do incêndio foi um problema na rede elétrica. Segundo o documento, houve oscilação de energia na madrugada do dia 10 de agosto. A carga superaqueceu um ou mais sistemas de alimentação das unidades internas do shopping - o que levou ao incêndio. A CBN teve acesso ao laudo na tarde desta quinta-feira (10).
Com esse resultado, a Polícia Civil não deve indiciar ninguém. Testemunhas foram ouvidas e não há nenhum elemento que aponte incêndio criminoso, diz o delegado responsável pelo caso, Fernando Garbelini. [ouça no áudio acima]
O incêndio levou 12 horas para ser combatido. Em torno de 80 das mais de cem lojas foram atingidas pelo fogo. A estrutura do shopping foi danificada. Em razão disso, 112 lojistas foram realocados em um espaço provisório.
A CBN entrou em contato com a assessoria de imprensa da Copel e aguarda uma resposta.
Atualização às 19h: Resopsta da Copel por meio de nota
A Copel informa que não recebeu até o momento qualquer pedido de análise do caso, tampouco teve acesso ao laudo formulado pela perícia. É importante ressaltar que a empresa não opera a totalidade dos equipamentos que compõem o sistema de alimentação deste imóvel. Prezamos pela segurança em todas as nossas atividades, e estamos à disposição para contribuir com as informações que sejam necessárias.