Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Maringá, nesta terça-feira (14), os vereadores votaram um projeto que cria o Conselho Permanente de Avaliações do Município de Maringá.
O conselho tem a função de sempre acompanhar e avaliar a revisão do valor da base de cálculo do IPTU e ITBI.
E a defasagem nos valores do IPTU em Maringá já foi inclusive pauta em sessões do Legislativo. Com esse conselho atuando permanentemente, a planta genérica do município pode até ser refeita, o que pode aumentar ou até diminuir o valor do imposto pago pelo contribuinte.
Maringá tinha uma comissão que avaliava as demandas sobre o IPTU e ITBI, mas o Projeto de Lei torna o conselho permanente independentemente da gestão municipal, como explica o vereador Alex Chaves. [ouça o áudio acima]
A novidade é que os integrantes do conselho vão receber remuneração, valor de 5% do padrão de vencimento DAS1 do município, na forma de Jeton. O que pode pode até parecer polêmico, mas os vereadores aprovaram o projeto.
Segundo o vereador Alex Chaves, é uma forma de estimular a participação dos integrantes que podem responder até ações judiciais no futuro. [ouça o áudio acima]
De acordo com o texto do projeto, o conselho deve ser composto por 11 membros, com representantes do poder público e instituições ligadas ao setor imobiliário e da construção Civil.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550